Objetivos da auditoria

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A auditoria é realizada para:

– Para determinar a conformidade ou não conformidade do sistema de gestão com os requisitos especificados.
– Para determinar a eficácia do sistema em atender aos objetivos.
– Para identificar o potencial de melhoria do sistema de gestão
– Para atender aos requisitos regulamentares.
– Para fins de certificação (registro) do sistema de gestão

Benefícios da auditoria

– Dar a alta direção a confiança de que as coisas acontecem conforme pretendido.
– Proporcionar confiança aos clientes.
– Detectar e observar problemas ocasionais.
– Redução dos Impactos
– Redução dos Acidentes/ Incidentes
– Redução dos Riscos
– Dar retorno das informações para as ações corretivas e melhorias

“Um processo sistemático, independente e documentado para se obter evidência e avaliá-la objetivamente visando determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.”

O objetivo da auditoria da qualidade é avaliar a adequação e eficácia das disposições planejadas da qualidade pela coleta e uso da evidência objetiva e identificar e registrar as instâncias de não conformidade com os arranjos e disposições da qualidade e indicar, quando possível, as razões.

Tipos de auditoria

Auditoria de Adequação

A auditoria da qualidade de adequação determina a extensão na qual o sistema documentado representado pelo manual da qualidade e pelos procedimentos adequadamente atende aos requisitos da norma aplicável. Esta auditoria é também conhecida por:

– Auditoria da documentação.
– Análise crítica da documentação
– Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade

No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica do manual da qualidade que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema da qualidade da organização.

Auditoria de Conformidade ou de Implementação

A auditoria da qualidade de conformidade busca estabelecer a extensão na qual o sistema documentado está entendido, implementado e percebido pela força de trabalho, ou seja, o auditor procura pela implementação das disposições e arranjos planejados.

– Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade

Auditoria Externa

E uma auditoria de segunda parte ou de terceira parte.

Auditoria Interna

As auditorias interna são quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades para determinar se eles são adequados e estão sendo atendidos, é uma auditoria de primeira parte.

Auditoria de Produto / Projeto / Processo

Esta auditoria da qualidade é uma auditoria vertical que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico.
NOTA: Não confundir esse tipo de auditoria com inspeção de produção.

Classificação da auditoria

Os critérios para classificação de auditorias são baseados em quem está auditando quem, para que fim e por qual razão.

Auditoria de Primeira Parte

Esta é uma auditoria realizada por uma organização sobre si mesma. É realizada para benefício da administração daquela organização que utilizará as informações obtidas durante a auditoria.

Auditoria de Segunda Parte

Estas são auditorias conduzidas por uma organização sobre uma outra para os fins e objetivos da organização que realizou a auditoria. Este tipo inclui auditorias realizadas por clientes em seus atuais ou potenciais fornecedores.

Auditoria de Terceira Parte

Estas são auditorias realizadas por uma terceira parte independente que não tem interesse direto nos resultados das auditorias. Tipicamente estas são auditorias de certificação, auditorias para prêmios de qualidade, etc.