Tempos de transparência
São Paulo – Pesquisa realizada pelo Instituto Akatu aponta quais são as práticas de Responsabilidade Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam nas companhias e alerta: apenas 8% da população diz acreditar nas informações de RSE que as empresas divulgam atualmente.
1 – Não ao trabalho infantil e escravo
Não utilizar o trabalho infantil e forçado e exigir, em contrato, que toda a cadeia de valor assuma o mesmo compromisso foi a prática de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) mais valorizada pelos 800 brasileiros entrevistados para a Pesquisa Akatu 2012.
2 – Igualdade de oportunidade
Ter programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas portadoras de deficiência, visando promover a igualdade de oportunidades, é a segunda prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias.
3 – Remuneração justa
Assegurar aos trabalhadores uma remuneração que garanta um nível de vida adequado a eles e a suas famílias é a terceira prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas companhias.
4 – Cuidados com o bem-estar
Adotar medidas em relação a seus produtos ou serviços que visem minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor ou cliente é a quarta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas empresas.
5 – Respeito ao trabalho terceirizado
Garantir ao trabalhador terceirizado as mesmas condições de saúde e segurança no trabalho de que gozam os empregados regulares, além de oferecer benefícios básicos, é a quinta prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas empresas.
6 – Economia de água
Manter programas para racionalização e otimização do uso da água é a sexta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias.
7 – Investir em especialização
Oferecer programas de alfabetização e desenvolvimento de carreira para os empregados é a sétima prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas empresas.
8 – Preocupação com reciclagem
Investir em novas tecnologias quer permitam a reciclagem de seus produtos após o uso é a oitava prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias.
9 – Formar consumidores conscientes
Promover programas que informem e eduquem a população a respeito dos impactos sociais e ambientais de seus hábitos de consumo é a nona prática de RSE mais valorizada.
10 – Orientar sobre uso e descarte
Informar o consumidor a respeito dos cuidados que devem ser observados durante o uso e descarte do produto é a décima prática de RSE mais priorizada pela população.
(Fonte: Exame.com)
[hr style=”1″ margin=”40px 0px 40px 0px”]
Fale Conosco. Podemos ajudar a sua Empresa
QMN Gestão e Treinamentos
Rua Conde de Bonfim, 112, sala 602 – Tijuca, Rio de Janeiro
Telefones:
+55 (21) 3986-0084 | 2262-7749
+55 (21) 98790-7749
[hr style=”1″ margin=”40px 0px 40px 0px”]