Implementar um sistema de gestão representa um grande desafio para qualquer empresa. Isso porque diversas mudanças ocorrem, tanto na esfera administrativa quanto na operacional.

Conseguir manter as mudanças funcionando perfeitamente ao longo do tempo requer avaliações constantes.

auditoria-interna

Definição de Auditoria Interna

Uma Auditoria Interna é uma auto-avaliação feita pela empresa e/ou alguma empresa em nome dela para assegurar que os requisitos do sistema de gestão são seguidos e os resultados estão alcançados.

Uma auditoria interna pode atuar nas diversas áreas de uma empresa, para isso, os auditores elaboram um plano de auditoria.

Técnicas como entrevistas com colaboradores, checagem de práticas laborais, acompanhamento de planilhas e relatórios são algumas dos métodos utilizados para garantir que os processos estejam funcionando perfeitamente.

Auditoria Interna tão temida?

Muitas pessoas tremem simplesmente ao ouvir o termo Auditoria Interna. Isso se deve principalmente à condução de maneira equivocada dos processos.

Por isso, sempre que realizar uma auditoria interna explique para que é um dos métodos de se buscar por melhorias. Ao entender os motivos eles certamente colaborarão de maneira mais assertiva e deixarão de temer a técnica.

Outro ponto importante é selecionar bem a equipe de auditores, levando também em consideração a capacidade de empatia dos responsáveis por conduzir entrevistas e comunicar-se com os colaboradores.

[hr style=”1″ margin=”40px 0px 40px 0px”]

Contatos

QMN Gestão e Treinamentos
Rua Conde de Bonfim, 112, sala 602 – Tijuca, Rio de Janeiro
Telefones:

+55 (21) 3986-0084 | 2262-7749
+55 (21) 98790-7749

[hr style=”1″ margin=”40px 0px 40px 0px”]

[iphorm id=”2″ name=”contato-serviço”]