Em setembro deste ano, a ISO 9001 vai mudar, sendo as mudanças abrangentes e estruturais, com uma abordagem voltada para a gestão do negócio e foco em resultados, do que o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade.
Para as organizações que terão que fazer a recertificação a partir de outubro próximo, é importante conhecer a nova abordagem da norma, que vai impactar significativamente nos SGQ’s já implantados.
Entre as mudanças já definidas na ISO 9001:2015, estão: não é mais requerida a definição de um Representante da Direção (RD); Procedimentos e Manual da Qualidade também não são mais requisitos; a concepção e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade deve considerar o contexto no qual está inserida a Organização (estratégia do negócio), mudanças neste contexto e as expectativas das partes interessadas relevantes (pode ser além de clientes, sócios/acionistas, funcionários, fornecedores, governo, sociedade etc); a análise de riscos associados ao contexto e objetivos da organização; maior envolvimento, comprometimento e abrangência das responsabilidades da Alta Direção no Sistema de Gestão da Qualidade; foco em resultados; ações estruturadas para atuar nos riscos, oportunidades e para atingir os objetivos da qualidade; maior ênfase para a comunicação para atingir os objetivos da qualidade; maior foco na identificação de necessidades e planejamento das mudanças; conhecimento organizacional; e outras.
Para se ter uma ideia do tamanho das mudanças, uma organização certificada na ISO 9001:2008, ao mudar para a versão 2015, estimamos que cerca de 70% do Sistema Documentado deverá ser alterado, considerando novos requisitos, requisitos alterados e requisitos eliminados, porém o maior impacto não será na documentação, mas sim na necessidade de mudança no comportamento dos envolvidos e modo de gerir o sistema.
Estas mudanças, se bem implementadas, certamente vão ajudar de forma significativa, às organizações a se tornarem mais competitivas e sustentáveis sob o ponto de vista do negócio, porém isso vai implicar numa grande preparação dos profissionais da qualidade (auditores, consultores, gestores, analistas etc), bem como de maior comprometimento da direção com esta nova abordagem.