Implementação e certificação são duas etapas diferentes que buscam a obtenção da qualidade total, mas para obter a certificação, é necessário à implementação primeiro. Feita por consultores de qualidade ou por consultorias especializadas.
O processo de implementação consiste na adequação de processos no modelo necessário para obter a certificação ISO 9001. Realizar a implementação pode demorar meses e até anos, dependendo do grau de dificuldade do processo e do tamanho da empresa.
Para assegurar a padronização, é necessário o cumprimento de algumas etapas como:
- Identificar o contexto da organização
- Identificar as partes interessadas pertinentes ao sistema de gestão;
- Mapear os processos para que as empresas alcancem resultados de forma mais eficiente;
- Definir a liderança;
- Definir politica da qualidade;
- Planejar sistema de gestão;
- Analisar os recursos para atendimento do planejamento;
- Operacionalizar;
- Verificar o cumprimento dos objetivos ;
- Corrigir eventuais problemas;
Após todas as etapas da implementação concluída, deve-se contratar um organismo certificador independente, que irá realizar auditorias para verificação da documentação condizente com os requisitos da ISO 9001. Se aprovado, o certificado será emitido, caso contrário, a organização terá que realizar as mudanças necessárias para conseguir chegar ao objetivo da certificação.
A certificação ISO 9001 não é fácil de obter, mas também não é impossível. É apenas um processo trabalhoso, mas que trarão melhorias que compensarão todo o esforço.
Quer saber mais? Fale Conosco. Podemos ajudar a sua empresa.
QMN Gestão e Treinamentos
Rua Conde de Bonfim, 112, sala 602 – Tijuca, Rio de Janeiro
Telefones:
+55 (21) 3986-0084 | 2262-7749
+55 (21) 98790-7749
Fonte: Certificação ISO